Durante fiscalização da equipe da Gerência Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) de Lagoa de Confusão (TO), em visitas iniciadas na última quinta-feira (27), na região e em acampamento de pesca as margens do rio Formoso foram encontradas armas, munições e pássaros abatidos por arma de fogo, além de material predatório de pesca.
De acordo com o relatório da operação apresentado ao Instituto, foram apreendidas 3 espingardas calibre 22; 16 munições intactas calibre 22; 3 pássaros abatidos, entre eles, 2 pombos e 1 Gavião Carcará com marcas efetuadas por arma de foto.
Foi encontrado ainda redes e tarrafas em um barco de alumínio utilizado pelos infratores e também no acampamento, totalizando 62,5 metros de redes de pesca malha 6′ e 2 metros de tarrafas malha 6′ que seriam utilizados na pesca predatória.
O gerente da Unidade do Naturatins de Lagoa da Confusão, Evandro Rodrigues, informou ainda que “a equipe conduziu para a Delegacia de Polícia Civil do município, 3 pessoas que se identificaram como responsáveis pelos objetos e pela infração ambiental de caça de pássaros silvestres nativos para prestarem esclarecimentos. Eles receberam um auto de infração, no valor de R$ 2.200,00 por caça de animais silvestres e pesca predatória.