Amazonastur vai mapear a pesca esportiva no Estado começando por Barcelos (AM) – Portal Pesca Amadora Esportiva Amazonastur vai mapear a pesca esportiva no Estado começando por Barcelos (AM) | Amazonastur vai mapear a pesca esportiva no Estado começando por Barcelos (AM) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Amazonastur vai mapear a pesca esportiva no Estado começando por Barcelos (AM)

A partir da próxima semana, o Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, Empresa Estadual de Turismo, vai realizar um mapeamento da pesca esportiva promovida no Estado.

Os trabalhos serão iniciados pelo município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), que é considerado o maior roteiro internacional no segmento. O anúncio foi feito pelo presidente da Amazonastur, Orsine Junior, durante reunião com operadores de pesca de Manaus e de Barcelos, na manhã desta segunda-feira (9), na sede do Órgão, no Centro de Manaus (AM).

“Esse diagnóstico detalhado vai servir para fortalecermos as ações destinadas ao setor. Não vou medir esforços para melhorar a infraestrutura e a capacitação do turismo no Estado. Temos que aprender a viver dos frutos da ‘Marca Amazonas’. O turismo é uma matriz econômica natural que precisa ser usada de forma estratégica”, disse Orsine Junior.

Uma nova reunião deve acontecer nas próximas semanas para traçar um plano de ações de incremento ao segmento da pesca esportiva no Amazonas a fim de alavancar o turismo de negócio do Alto Rio Negro. De acordo com o presidente da ABOT (Associação Barcelense de Turismo), Ian-Arthur de Sulockis, a entidade conta com 15 empresas atuando no segmento da pesca esportiva na região do Alto Rio Negro.

“Movimentamos algo em torno de R$ 10 milhões no município de Barcelos, em cinco meses. Conseguimos gerar em média de 700 empregos diretos” revelou. Na ocasião, os representantes dos operadores de pesca aproveitaram para falar sobre as dificuldades do setor e pontuaram especificamente a questão da regulamentação da atividade. “Nós não precisamos só de recurso financeiro. Precisamos principalmente de articulação política, por exemplo, para fazermos a proteção do tucunaré, cuja espécie está seriamente ameaçada”, comentou o presidente da Abot.

Ele disse ainda que é essencial o ordenamento do setor por meio do marco regulatório que já tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas. “Acreditamos que assim o peixe vai estar protegido e a tendência do turismo é só aumentar. Essa iniciativa da Amazonastur de se aproximar do nosso setor é muito significativa. É o Governo do Estado reconhecendo o grande potencial da pesca esportiva” afirmou.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato