Fiscais ambientais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Regional de Arapoema (TO) executaram entre os dias (09 e 13), uma operação de fiscalização com objetivo de efetuar uma fiscalização preventiva e ostensiva para coibir crimes ambientais e punir os infratores identificados.
Na região de Arapoema, a ação resultou na apreensão de cerca de sete mil metros de redes de pesca. Foram percorridos e fiscalizados os Rios Araguaia, Jenipapo e Cunhas.
O superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal Cesar de Castro sinaliza que a instituição está atuando em todo Estado. Ele destacou que recentemente aconteceram fiscalizações nos municípios de Tocantinópolis, Palmeirantes, Esperantina, Lagoa da Confusão e Pedro Afonso, além da região de Arapoema.
Também participam das ações o Ibama e Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que estão nesta mesma missão de coibir a prática da pesca neste período.
“O Naturatins recebeu denúncias que os pescadores daquela região estavam desrespeitando a piracema. E em razão dessa demanda, foi intensificada a fiscalização que apreendeu uma grande quantidade de rede de pesca”, ressalta Natal Cesar.