Uma colisão entre duas lanchas deixou quatro pessoas feridas na noite desse sábado (24), na represa do Jaguara, entre Rifaina (SP) e Sacramento (MG). Uma lancha modelo Focker 19 estava parada na represa, quando foi atingida por outra, modelo Phoenix 23.
A despachante náutico Andréia Cristina de Souza afirmou que a Phoenix 23 levava dois amigos, que sofreram apenas escoriações leves, já o casal que dormia na primeira embarcação no momento da colisão, foram socorridos e levados ao Pronto-Socorro de Rifaina. A lancha em que estavam aparentemente não estava com as luzes de sinalização acessas no momento do acidente.
As vítimas foram encaminhadas ao Hospital São Joaquim, em Franca (SP). A mulher recebeu alta na manhã de domingo e o homem, de 37 anos, foi transferido a um hospital particular em Uberaba (MG). “Eles estavam praticamente no meio da represa, provavelmente eles não avaliaram a gravidade da pancada na hora, e os dois, provavelmente por causa da tensão, se dirigiram cada um aos seus ranchos. Porém, os ocupantes da Focker procuraram ajuda”, contou.
A Marinha enviou uma equipe da Capitania Fluvial Tietê-Paraná ao local e deve instaurar inquérito para apurar os fatos. O sargento da Marinha Ivanildo Gomes Gonçalves disse que será instaurado um “inquérito administrativo sobre acidentes e fatos da navegação” e que o caso está sendo tratado como um abalroamento, ou seja, quando a embarcação vem a colidir com outra. A equipe tem o prazo de 90 dias para concluir as investigações sobre o caso.
A Polícia Militar informou que nenhum boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado.