Uma comissão do Conetur (Conselho Empresarial de Turismo do Estado de Rondônia), esteve reunida nessa quarta-feira (28), com membros da diretoria da Santo Antônio Energia para apresentar o “Projeto Porto Velho Sport Fishing”, que pretende fomentar o turismo da pesca esportiva na capital.
O projeto revela que Porto Velho (RO) é considerada melhor capital brasileira com potencial para pesca esportiva, pois, possui a maior ictiofauna biogeográfica do planeta. Um trabalho realizado pelo Laboratório de Ictiologia e Pesca da Universidade Federal de Rondônia, em parceria com outras instituições, para o Consórcio Santo Antônio, denominado “Peixes do Rio Madeira”, levantou em 2.500 quilômetros, desde o rio Guaporé até a foz do rio Madeira, mais de mil espécies de peixes.
Somente no território brasileiro do rio Madeira, foram encontradas 40 espécies novas que eram totalmente novas, o que é um grande diferencial para o turismo de pesca. Só para se ter uma ideia, o Estado de Rondônia é o quinto destino da pesca esportiva em todo o país, e atrai turistas principalmente do Sudeste e do Sul do Brasil, além de grupos de estrangeiros, graças a grande diversidade de tipos de peixe no nosso Estado.
A equipe da Santo Antônio Energia demonstrou muito entusiasmo e interesse em consolidar mais uma parceria com o Conetur e dar apoio ao projeto de consolidação da pesca esportiva na capital.
Segundo Paulo Damião, “O projeto é uma complementação de um trabalho que a Santo Antônio Energia realizou de levantamento dos peixes e, sem dúvida, gera nova perspectivas para o turismo regional e conservação das espécies do rio Madeira”. O presidente do Sidiber, Cláudio Hikague, considerou que “A visita foi muito produtiva porque os executivos da Santo Antônio consideraram que o projeto um importante passo complementar ao trabalho que já realizavam e fundamental para o futuro do turismo de Porto Velho”.