Durante a operação, Policiais Militares nessa segunda-feira (26) em Cassilândia (MS), nos rios Barreiro e Paranaíba, os fiscais recolheram oito redes de pesca que juntas mediram 500 metros. Segundo a corporação, as redes não possuiam placas de identificação e nenhum infrator foi localizado. O material foi apreendido e será destruído.
As operações contra a pesca ilegal serão intensificadas durante a Operação Semana Santa, que será iniciada nessa quarta-feira (28), às 12h00.
Este tipo de fiscalização é fundamental, pois a retirada desta quantidade de redes e outros petrechos ilegais dos rios impede a degradação dos cardumes, tendo em vista o alto poder de captura destes tipos de petrechos.
A PMA realiza fiscalização rotineiramente, visto que é muito difícil a prisão dos elementos que se utilizam desses petrechos ilegais, em virtude do pouco tempo que levam para armar e conferir os peixes capturados pelas redes, ficando pouco tempo expostos. Mais difícil ainda porque armam normalmente à noite.