O RPAS ou Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada está em fase de testes e será utilizado no Policiamento Ambiental no estado de São Paulo.
O RPAS opera em média altitude, com longa duração e foi desenvolvido pelo consórcio da empresa brasileira Avionics em parceria com a indústria aeroespacial israelense (IAI). A aeronave não tripulada é capaz de voar por mais de 40 horas seguidas, a uma altitude de até 30.000 pés.
Ela possui um canal de comunicação por satélite “SATCOM” em banda larga, com transmissão de imagens e dados em tempo real, que permite que ela opere por mais de 1.000 km de raio da sua estação de comando e controle, ou seja, contemplando em recobrimento, 100% de todo o Estado de São Paulo.
Com as câmeras de longo alcance, de infravermelho e termográficas, o RPAS é capaz de localizar infrações ambientais, diferenciar tipos de vegetações, localizar veículos, estruturas e pessoas na prática de ilícitos em cenários diversos, com modelos tridimensionais georreferenciados de terreno e estruturas em solos, inclusive das Unidades de Conservação.
Esse caçador super tecnológico ainda está em fase de testes, mas em breve estará a pleno serviço do Meio Ambiente em São Paulo.