Uma Equipe da Polícia Militar Ambiental de Costa Rica (MS) prendeu três pessoas por pescar e transportar produto fruto da pesca predatória. A PMA abordou um veículo Fiat Strada no final da manhã dessa sexta-feira (16), durante fiscalização de barreira na rodovia MS 359, no km 53, em uma região denominada Cafezinho.
Na carroceria do veículo foram encontrados 18 kg de pescado, que os infratores capturaram no rio Coxim, sendo que parte dos peixes das espécies jaú e pintado estavam abaixo da medida mínima permitida pela legislação.
Dentre os exemplares abaixo da medida havia um exemplar de pintado com 70 centímetros, quando o tamanho mínimo de captura é de 85 centímetros para a espécie e outro de jaú com 90 centímetros, quando a medida mínima de captura é de 95 centímetros para a espécie. Cada infrator foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 1.300,00. O veículo e o pescado foram apreendidos.
Os infratores residentes em Aparecida do Taboado (MS) receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, onde foram autuados em flagrante por crime ambiental de pesca e transporte de produto da pesca predatória e saíram pela madrugada depois de pagarem fiança. A pena prevista é de um a três anos de detenção. O pescado será doado para instituições filantrópicas.