Um baleia da espécie Cachalote encontrada morta na costa do sul da Espanha, foi morta por engolir 29 kg (64 Lb) de resíduos plástico, segundo autoridades do governo. Durante a autópsia, os investigadores encontraram sacolas plásticas e redes de pesca no sistema digestivo da baleia.
A morte do mamífero marinho levou as autoridades a lançar uma campanha contra o despejo de resíduos de plástico no mar. O corpo do cachalote macho jovem, que tinha cerca de 10 metros de comprimento e pesava mais de seis toneladas, foi avistado no Cabo de Palos, na Mércia, no final de fevereiro.
Consuelo Rosauro, diretor-geral do ambiente natural da região, disse ao The Telegraph: “Muitos animais ficam presos no lixo ou ingerem grandes quantidades de plástico que acabam causando sua morte”.
Especialistas do Centro de Resgate de Vida Silvestre da região, que realizou o procedimento, disseram que o animal não consegui digerir ou excretar o plástico ingerido. A causa oficial da morte foi peritonite, uma infecção do revestimento interno do estômago.
Os cachalotes são encontrados na maioria dos oceanos do mundo, exceto no alto Ártico, e preferem águas profundas.
Eles pertencem à subordem das baleias e golfinhos dentados, conhecidos como odontocetos, e são uma das baleias mais fáceis de identificar no mar. O cachalote, que sustenta uma dieta composta em grande parte por lula e tem uma expectativa de vida equivalente a um humano por volta dos 70 anos, é listado como uma espécie vulnerável.