Dicas para pescar piapara
A piapara é uma das espécies mais conhecidas entre os pescadores e um peixe que pode ser pescado na maioria dos rios Brasileiros, sendo a maior concentração, nos rios que compõem a bacia do Prata e do São Francisco. É uma espécie muito apreciada tanto pela qualidade da sua carne ou pelo alto valor comercial, esse peixe movimenta consideravelmente a pesca esportiva, o que faz com que os pescadores busque sempre por novos conhecimentos para a sua captura.
As piaparas são facilmente encontradas em locais de temperaturas mais altas ou nos meses do verão, quando o clima está mais quente. Podem chegar a pesar até 7 kg e medir até 80 cm, por isso, a sua pesca exige certa técnica e experiência do pescador. Muito esperta e resistente à fisgada, ela tem um nado tranquilo e conta com um modo bem peculiar e discreto de morder a isca.
A piapara tem como costume rodear e mordiscar a isca antes de se fisgar de fato. Dessa forma, o pescador deve estar muito atento para conseguir capturar, sempre com o dedo posicionado na linha enquanto segura a vara para não perder a sensibilidade e fisga-la no momento certo.
Por ser um peixe muito forte e resistente à correnteza, a piapara geralmente pode ser encontrada no fundo dos rios. A espécie raramente se posiciona em meia água ou na superfície, o que influencia diretamente a escolha do equipamento usado.
O ideal para pescar a espécie, é utilizar equipamentos leves, que proporcionam alta resposta de sensibilidade e precisão no momento da fisgada.
Dentre as mais variadas iscas que podem ser utilizadas como massas caseiras e minhoca, a mais comum e eficiente é o milho verde (fresco e/ou azedo). A maneira mais eficaz de se pescar com esse tipo de isca, é manter uma ceva.
Não é comum o uso de iscas artificiais para a espécie, por esse motivo, aposte na ceva, assim o cardume será atraído pelo cheiro, aumentando as suas chances de captura. O mais comum é o pescador utilizar uma mistura de farelo de milho com milho verde.
Você precisa fazer login para comentar.