Fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a patrulha ambiental do porto Ubá (PR), realizaram nesta quinta-feira (19) um arrastão ecológico no Rio Ivaí, na qual foi apreendido aproximadamente 1,5 mil metros de rede e coletado em torno de 2 mil quilos de lixo às margens do rio.
A ação foi realizada no trecho do rio que passa pelos municípios de Ivaiporã, Jardim Alegre, Grandes Rios e Lidianópolis e com o objetivo de realizar coleta de lixo, mas a equipe se deparou com irregularidades com a pesca amadora. “O objetivo principal foi realizar um trabalho educativo, acompanhando a patrulha ambiental no rio para a coleta de lixo nas margens do rio. Porém, encontramos o material predatório não permitido para pesca. Encontramos vários acampamentos de pescadores amadores que ao ouvirem o ronco dos barcos evadiram do local, sem conseguirmos identificá-los”, relata Maurílio Villa, chefe do escritório regional de Ivaiporã.
A patrulha ambiental é formada por um grupo de pescadores responsável por fiscalizar as atividades irregulares no Rio Ivaí, denunciando ao órgão as atividades que não obedecem à portaria nº 212/2014 estabelecida pelo IAP. O documento determina as regras para a pesca amadora e profissional, delimitando locais, forma e quantidade para captura e estoque de peixes oriundos da pesca na bacia hidrográfica do Rio Ivaí.
As normas de pesca não valem para águas de domínio da União. O objetivo da portaria é regularizar a situação das famílias que solicitavam há 10 anos a revisão da restrição da atividade na região.
Imagens – IAP