Durante patrulhamento fluvial realizado nesse final de semana pela equipe da Polícia Ambiental de Umuarama (PR) no Rio Paranapanema, os policiais localizaram redes presas a uma das comportas da barragem da Usina Hidrelétrica de Rosana que faz divisa com o estado de São Paulo e o município de Diamante do Norte (PR).
Segundo informou os policiais, a maioria peixes que estavam presos ao material predatório já estavam mortos, alguns poucos que ainda estavam vivos, foram devolvidos para a água. Ainda segundo a policia ambiental, isso mostra a audácia dos infratores que desrespeitam as leis ambientais e depredam o rio, além de colocarem em risco a própria vida.
Todo o material foi recolhido e encaminhado para o batalhão da policia ambiental, nenhum infrator foi localizado.
Lei restringe pesca próximo de barragens
É proibida a pesca em lagoas e marginais, a menos de 500 metros de confluências e desembocaduras de rios, lagoas, canais e tubulações de esgoto; até 1.500 metros a montante e a jusante das barragens de reservatórios de empreendimento hidrelétrico, de mecanismos de transposição de peixes, cachoeiras e corredeiras em qualquer período do ano.