A Equipe de Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), apreenderam 30 kg de pescado, uma canoa e uma rede de arrasto.
Os infratores foram flagrados fazendo o uso ilegal da rede de arrasto no Rio Cuiaba, na região de Bonsucesso, no município de Várzea Grande (MT). Eles fugiram ao perceberem a aproximação dos policiais, deixando para traz uma rede e 30 kg de pescado das espécies Curimba, Piava e Piraputanga dentro de uma canoa.
De acordo com o coordenador da Sema, Júlio Reiners, os infratores cometeram crime de pesca predatória com uso de rede e por capturar peixes abaixo da medida mínima permitida por lei. Piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).
“Estamos em período da lufada, momento em que os peixes sobem o rio, e por isso estão mais vulneráveis para captura”, explicou por meio da assessoria. Os peixes apreendidos foram doados para o Hospital de Santo Antônio de Leverger (MT).