Durante ação integrada da Polícia Judiciária Civil, através da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Cerca de 110 kg de pescado irregular foi apreendido na zona rural do município de Barão de Melgaço (MT), nessa terça-feira (26).
Segundo o Dema, equipes realizavam fiscalização visando o combate a pesca predatória e outras práticas de crimes ambientais, nas imediações da rodovia MT-361, próximo ao Rio Mutum, quando um Renault Clio preto furou o bloqueio policial em alta velocidade.
Após percorrer aproximadamente 3 km, o motorista abandonou o carro e fugiu para uma área de mata. Durante buscas foram apreendidos diversos peixes das espécies pacu, pintado, cachara, piraputanga, pacupeva e sardinha. Os pescados estavam fora das medidas permitidas e alguns já descaracterizados sem a cabeça, o que é proibido. Eles também apresentavam características de serem provenientes de pesca predatória com uso de redes.
Na abordagem também foi verificado que o veículo estava adaptado para prática desse crime, em razão de possuir mola traseira para comportar o pescado, e não aparentar estar carregado para não levantar suspeitas.
Os peixes e o carro foram conduzidos à Dema. Um inquérito policial foi instaurado para apurar os delitos e identificar os responsáveis, que poderão responder crime cometido contra a fauna (transportar, comercializar, beneficiar ou industrializar espécimes provenientes da pesca proibida).