Crush+Sustentável – Campanha de conscientização contra a pesca predatória no RJ
Uma iniciativa da ONG Conservação Internacional em parceria com os idealizadores do aplicativo que reúne os principais restaurantes do Rio de Janeiro (RJ), vai sediar uma importante campanha de conscientização contra a pesca predatória no Estado.
A Crush+Sustentável é uma iniciativa da organização ambiental Conservação Internacional (CI-Brasil) em parceria com o aplicativo de delivery de culinária japonesa JAPP. Chefs de 17 restaurantes cariocas foram desafiados a criar peças, apelidadas de Crushes, que serão elaboradas com peixes sustentáveis e chegarão como cortesia para o cliente do aplicativo. 1% das vendas vai para programas de pesca socialmente responsável da CI-Brasil.
Os consumidores poderão atestar a sustentabilidade dos pratos através de um QR Code que acompanha o Crush+Sustentável. Ali estarão origem, data da pesca, características da espécie e até uma mensagem do pescador agradecendo a escolha responsável.
Criado em 2014, o Programa Pesca + Sustentável da entidade tem como objetivo incentivar práticas de manejo adequadas que conservem as espécies e o ecossistema, além de valorizar as comunidades para que se beneficiem desse desenvolvimento.
Só na região da Lagoa de Araruama, em São Pedro da Aldeia, a 120 Km do Rio, 600 famílias vivem da pesca da tainha. Um vídeo promocional mostra o trabalho desenvolvido pelo projeto junto aos pescadores da Lagoa de Araruama (RJ), que foi dada como morta no ano de 2000.
“Aproximar quem produz e quem consome pescado mais sustentável é fundamental para que o consumidor tenha acesso a estes produtos e tenha consciência da importância de suas escolhas para a sobrevivência das espécies e dos mares”, afirma Guilherme Dutra, diretor de Estratégia Costeira e Marinha da CI-Brasil.
No Brasil todo, o programa Pesca + Sustentável atua junto a 5 mil famílias pesqueiras no Rio de Janeiro, Pará e Bahia.
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