A pesca esportiva agora passou a ser reconhecida como esporte no Brasil, isso porque o Ministério do Esporte certificou a Confederação Brasileira de Pesca Esportiva (CBPE), entidade fundada no dia 12 de março deste ano.
Segundo o diretor do Departamento de Esporte de Base da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Diego Tonietti, a Portaria 115/2018 que regulamenta o procedimento adotado pelo Ministério para verificação do cumprimento formal das exigências previstas nos art. 18 e 18-A, da Lei nº 9.615/1998, é mais uma ação da pasta para estabelecer melhores práticas de gestão e governança no esporte brasileiro.
O diretor explica o significado da certificação da CBPE: A iniciativa demonstra a comprovação, pela entidade, dos requisitos mínimos exigidos nesta lei e torna a entidade apta a pleitear a obtenção de recursos públicos, patrocínios e incentivos fiscais federais, ressalta.
Para o presidente da CBPE, Fabiano Ventura, a novidade representa um passo importante na pesca esportiva. “O Brasil ganhou um novo esporte, parabéns a todos os pescadores esportivos! Na Confederação, vamos dar continuidade ao trabalho, realizando novas ações para o desenvolvimento da pesca esportiva”.
O vice-presidente da CBPE, Betinho Oliveira, lembra que a certificação do Ministério do Esporte é para esporte de alto rendimento. Isso é caracterizado pela preparação do indivíduo para determinada modalidade esportiva. Essa visão traz diversas vantagens para a pesca esportiva como o patrocínio de atletas pescadores por empresas privadas.
Fonte: Fishtv Notícias