Durante fiscalização realizada por Policiais Militares Ambientais de Aquidauana (MS) na rodovia MS 170, nas proximidades da fazenda Jatobá, dois infratores foram presos por porte ilegal de arma e munições, caça e pesca ilegais e tentativa de homicídio contra os Policiais nesse sábado (18).
Segundo os Policiais, os infratores que estavam em um veículo VW saveiro não atenderam a sinalização de parada para a abordagem. O motorista diminuiu a velocidade como se fosse parar, porém, de repente lançou o veículo contra os Policiais. O Policial da segurança da abordagem efetuou disparos nos pneus do veículo, mesmo assim, o motorista continuou em fuga. Depois de perseguição, a equipe conseguiu prender dois elementos que estavam no carro, especialmente, devido a avaria dos pneus.
No saveiro estavam o motorista de 33 anos e um acompanhante de 30 anos, ambos residentes em Aquidauana (MS), que retornavam de uma caçada e pescaria ilegais.
Além do veículo, foram apreendidos um rifle calibre 22, com quatro munições, 4 kg de carne de jacaré e 28 kg de carne de dois animais silvestres da espécie queixada, três redes de pesca e um tarrafão (petrechos ilegais de pesca), utilizados na captura de 189 kg de pescado das espécies pintado, cachara e dourado, que também foram apreendidos no veículo.
Os infratores confessaram que estavam praticando pesca e caça ilegais no rio Aquidauana, na região do Portinho e que venderiam o produto do crime e dividiram os lucros. Uma equipe da PMA foi ao local e apreendeu mais duas embarcações e dois motores de popa, utilizados no crime.
Os criminosos receberam voz de prisão e foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde eles foram autuados em flagrante por vários crimes. O motorista porfoi autuado por por caça, pesca predatória, porte ilegal de arma e pela tentativa de homicídio contra os Policiais, já o acompanhante, foi autuado por por caça e pesca predatória.
O motorista permaneceu preso sem direito de pagamento de fiança e permanecerá preso até decisão da justiça, o acompanhante foi liberado após pagar fiança.
O infrator condutor do veículo também foi autuado administrativamente pelas infrações ambientais e foi multado em R$ 9.800,00 e o acompanhante em R$ 3.900,00. O pescado será doado para instituições filantrópicas do município.
As penas para os crimes de caça ilegal varia de seis meses a um ano de detenção. Para a Pesca predatória a pena varia de um a três anos de detenção. Porte ilegal de arma a pena varia de dois a quatro anos de reclusão e tentativa de homicídio, de seis a 20 anos de reclusão.