Durante fiscalização realizada pela Polícia Militar nessa quinta-feira (30) em Paulicéia (SP), 92 kg de pescado da espécie pintado foram apreendidos após a constatação de crime ambiental.
O flagrante foi feito na zona rural às margens do Rio Paraná, nas proximidades da Rampa Água Verde. Segundo os militares, eles avistaram uma embarcação que havia atracado com um tripulante.
Em seguida, a equipe realizou uma abordagem e verificou que no interior da embarcação haviam sete peixes da espécie pintado, uma espingarda de mergulho do tipo pneumático com arpão e equipamentos de mergulho.
Questionado, o infrator confessou aos policiais que havia praticado a pesca subaquática. Com a afirmação, os militares verificaram que todos os peixes estavam com marcas de perfuração pelo uso de arpão.
Como os peixes são nativos da bacia hidrográfica do Rio Paraná e a captura com arpão é proibida, foi lavrado o auto de infração ambiental por pescar mediante a utilização de petrecho não permitido e também foi arbitrada uma multa simples no valor de R$ 2.540,00.
Foram apreendidos ainda as roupas, nadadeiras, snorkel, espingarda do tipo arpão, motor de popa e a embarcação do tipo lancha que foram utilizadas para a captura irregular dos 92 kg de pescado.
A lancha e o motor de popa ficaram depositados com infrator e o pescado, após laudo veterinário, foi doado a um abrigo institucional de Panorama.
Já os demais materiais ficaram depositados na sede da base operacional de Panorama, à disposição da Justiça. A ocorrência foi apresentada via ofício à Delegacia da Polícia Federal, por se tratar de rio pertencente à União.