Policiais Militares da 5ª Companhia de Policiamento Ambiental Marítimo do 3º Batalhão de Policia Ambiental, a CIAMAR, realizaram patrulhamento marítimo por toda região da Baixada Santista, com o intuito de coibir a pesca irregular e predatória, flagrando uma rede de pesca irregular no município de Guarujá.
A rede de 2 (dois ) quilômetros de comprimento estava armada nas proximidades da praia do Tijucopava e Sítio São Pedro , no interior da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro, Setor Guaibê e zona de amortecimento do Parque Estadual XIXOVÁ Japuí, a menos de 1 (uma) milha da costa, contrariando o disposto na Instrução Normativa MPA/MMA nº 12/2012.
Além de estar armada em local proibido, não possuía plaquetas de identificação, tornando-a também um petrecho proibido, sendo imediatamente recolhida e apreendida para posterior destruição, evitando assim a mortandade das espécies marinhas, em especial as tartarugas que utilizam o local como berçário natural e acabam se enroscando e morrendo afogadas por não conseguirem emergir para respirar.
Na ocasião, haviam algumas espécies de peixes e crustáceos ainda vivos presos a rede, os quais foram imediatamente soltos e devolvidos a seu habitat natural. Até o momento não possível identificar o responsável.
Preservar o Meio Ambiente é preservar a Vida. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 13 3348-4780
Comunicação Social da CiaMar