O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) proibiu a pesca das espécies pacu, jaú, pintado e dourado na bacia do rio Ivaí do dia 1º de outubro até 31 de outubro.
Vale ressaltar que a piracema em todo o estado começará no dia 1º de novembro e vai até 28 de fevereiro, estando essas espécies incluídas na proibição.
A bacia do rio Ivaí é a segunda maior do Paraná e o ato do governo antecipa o período de defeso que começaria no início de novembro, seguindo uma recomendação administrativa expedida pelo Ministério Público (MP-PR), procedimento instaurado pela regional de Campo Mourão do Grupo de Atuação Especializado em Habitação, Meio Ambienta e Urbanismo (Gaehma).
De acordo com o órgão, foi notada a ocorrência de antecipação da piracema (movimento migratório dos peixes para fins de reprodução), o que motivou o alerta ao órgão ambiental acerca dos riscos da pesca das referidas espécies. A recomendação do MP também considerou um estudo feito pela UEM, que incidiu a suspensão da pesca no período.
Na portaria, o IAP destaca que novos estudos técnicos poderão revisar a interdição da pesca. O período de defeso dura até fevereiro do próximo ano.
Os pescadores que forem pegos com qualquer uma das quatro espécies de peixes durante esse período podem ser multados e ter todos os equipamentos apreendidos, além de responder criminalmente. Segundo o IAP, a medida foi tomada para garantir a reprodução destas espécies na região.