PMA multa em R$ 123,7 Mil grupo que filmou 966 kg de pescado ilegal no Rio Piracicaba
A Polícia Ambiental multou nessa quarta-feira (10) três pescadores profissionais por capturar de forma irregular 966 kg de peixes da espécie curimba no Rio Piracicaba em Santa Maria da Serra (SP).
A autuação ocorreu depois de várias denúncias, inclusive desse portal, relatar o abuso praticado pelo grupo que compartilhou nas redes sociais, vídeos onde mostram um barco cheio de peixes e as redes utilizadas na pesca ilegal, o que permitiu a identificação dos homens.
A pesca de arrasto e o local onde os peixes foram capturados não pode ter atividade de pesca em qualquer época do ano, conforme informou a Polícia Ambiental.
Os policiais se deslocaram até o município de São Pedro (SP) em busca de um dos suspeitos de aparecer nos vídeos. Segundo a corporação, o homem confirmou que era um dos três nas imagens e que estava com o filho. Todos são pescadores registrados.
O homem também informou aos policiais que a quantidade de peixes pescados foi de 966 kg e que o montante foi vendido para um comprador da Bahia. Na casa em que ele estava foram apreendidos uma rede tarrafa, uma puça – rede menor para tirar peixes de água – e um barco de alumínio de seis metros de comprimento.
Segundo a polícia, foram lavrados seis autos de infração ambiental. A multa total é de R$ 123,7 mil. O método utilizado para pescar os peixes, chamado de arrasto, não é permitido, conforme a corporação. Além disso, a pesca é proibida no local onde os peixes foram pegos, que fica no encontro dos rios Piracicaba e Tietê.
A pesca ilegal ocorreu no dia (5) desse mês conforme narra um dos infratores, a polícia levou apenas 5 dias para identificar e autuar os infratores. O caso foi encaminhado à Polícia Federal (PF) de Piracicaba (SP).
Você precisa fazer login para comentar.