Durante patrulhamento aquático realizado nessa terça-feira no reservatório da Usina Hidrelétrica no Rio Mourão, visando coibir a prática de pesca predatória e outros ilícitos ambientais, a equipe da 3º Cia/3° Pelotão Ambiental FV de Campo Mourão (PR), abordou seis embarcações com 15 (quinze) tripulantes e diversos pescadores desembarcados.
Em um dos acampamentos fiscalizados, a equipe após realizar a abordagem de três homens, passou a realizar um pente fino nas imediações, visto que os mesmos se mostraram inquietos, sendo que a cerca de 30 (trinta) metros do acampamento, em área de preservação permanente, os policiais lograram êxito em localizar dois sacos contendo um total de 8 (oito) redes de emalhar que somadas mediram 290 metros e uma tarrafa.
Ao serem questionados sobre a responsabilidade do material predatório, os pescadores disseram não saber e que haviam acabado de chegar no local.
Dia te da negativa e como a equipe não verificou nenhum petrecho de uso proibido de pose dos pescadores e nenhum outro material consoante com as redes e a tarrafa localizadas na APP, optou-se por fazer a apreensão dos petrechos por estar em área não permitida (APP) e qualificar os pescadores que ali estavam, sendo eles orientados no local a respeito de legislação vigente sobre crimes de pesca.
O patrulhamento se estendeu até às 22h. Todo o material apreendido (redes e a tarrafa) serão destruídas e encaminhadas para reciclagem.
Equipe: Sd. Maciel e Sd. Diego – 3º Cia/3° Pelotão Ambiental FV