Um homem foi preso em flagrante na tarde desta terça-feira (29) por praticar pesca ilegal no Pier Santinho na represa Itupararanga no Rio Pirajibú-Mirim no município de Alumínio (SP).
Segundo a Polícia Ambiental, a equipe estava em patrulhamento na região quando encontraram um veículo estacionado na margem da represa. Os policiais esperaram o proprietário que estava em uma embarcação navegando em direção à margem.
Assim que o barco atracou, o suspeito descarregou algumas caixas com peixes e sacos com redes de pesca. Quando percebeu a presença dos policiais, o homem pulou na água para tentar fugir, mas foi contido pela equipe.
Durante as buscas, foram encontrados 75 kg de peixes diversos e 32 redes de pesca que somadas mediram 1.920 metros. A embarcação, o motor e o tanque também foram apreendidos pela polícia. Ainda segundo a polícia, o suspeito é reincidente e já havia sido autuado em flagrante no dia 14 de janeiro por pesca predatória.
Encaminhado para delegacia, ele foi autuado por pescar em período proibido e multado em R$ 1,4 mil. Ele também foi autuado por pescar com equipamentos proibidos, com multa de R$ 4.440. O suspeito foi liberado após pagar fiança.
A Polícia Militar Ambiental ressalta que a pesca está proibida de 1° de novembro até 28 de fevereiro. A fiscalização é realizada para garantir a reprodução das espécies e a renovação dos estoques pesqueiros.