PMA flagra pesca ilegal e apreende 3.000 metros de redes no Rio Sucuriu em Três Lagoas (MS)
Durante fiscalização fluvial no rio Sucuriú, entre o balneário público e a foz do córrego Periquito, na operação piracema, Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas (MS) prenderam um homem que pescava com petrechos de pesca ilegais e no período proibido de defeso.
A equipe localizou o infrator nessa segunda-feira (25) no final da tarde, no momento em que armava duas redes de pesca (petrecho ilegal) no rio. Ele iniciava a pescaria, e não havia capturado nenhum pescado ainda, pois, ainda estava armando os materiais de pesca. O material foi apreendido e o infrator recebeu voz de prisão.
Nas proximidades de onde estava o pescador, os Policiais localizaram uma embarcação, onde havia 3.000 metros de redes de pesca. Os proprietários dos materiais não foram localizados e a PMA não sabe se pertenciam ao pescador preso, ou se outros infratores os abandonaram ao perceber a fiscalização.
O pescador foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas, juntamente com o material apreendido, onde foi autuado em flagrante por crime de pesca predatória. A pena é de um a três anos de detenção. Ele também foi autuado administrativamente e multado em R$ 2.500,00.
Fiscalizações preventivas dessa natureza são fundamentais para a prevenção à pesca predatória, tendo em vista o grande poder de captura e depredação dos cardumes, dos petrechos proibidos de pesca como esses retirados e apreendidos pelos policiais. Além disso, há grande dificuldade de deter os autores, pois tais petrechos são armados em curto espaço de tempo e os pescadores não permanecem no rio durante a pesca, fazendo somente a retirada dos peixes, também em tempo bastante curto.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL
Você precisa fazer login para comentar.