Uma baleia morreu de fome com 40 quilogramas de resíduos de plástico em seu estômago depois que ela acabou encalhada nas Filipinas, segundo publicou o D’ Bone Collector Museum Inc em sua conta no facebook nessa segunda-feira (18).
Essee tipo de poluição, que também persiste em outros países do Sudeste Asiático, é regularmente responsável pela morte de baleias, tartarugas e outros animais selvagens. As Filipinas é um dos países mais poluidores do mar devido ao uso generalizado de produtos plásticos descartáveis.
O escritório de pesca e o Museu Coletor D’Bone realizaram a necropsia no animal e encontraram cerca de 40 kg de plástico em seu estômago, desde sacolas de compras a embalagens de arroz.
Segundo Darrell Blatchley, diretor do museu, a baleia morreu de fome porque não conseguia se alimentar sozinha devido o estômago estar cheio de resíduos plásticos.
Ele completou dizendo que foram realizadas autópsias em 61 golfinhos e baleias nos últimos 10 anos, sendo essa uma das massas mais importantes (de plástico) que encontramos.
O cetáceo, de 4,7 metros, acabou encalhado na sexta-feira (15) na cidade de Mabini. Autoridades e pescadores tentaram levá-la ao mar, mas a baleia retornou à costa por estar debilitada e não conseguir nadar sozinha.
O animal estava desidratado, no segundo dia estava lutando e vomitando sangue — completa.
O grupo de associações e ONG Global Alliance for Incinerator Alternative publicou um relatório sobre “quantidades” consternadoras de objetos de plástico para uso único nas Filipinas, incluindo cerca de 60 milhões de sacolas por ano.
A legislação sobre resíduos é rigorosa no país, mas segundo ecologistas, as leis não são aplicadas.