Semma apreende 400 kg de redes utilizadas na pesca predatória em Barcelos (AM)
Durante fiscalização realizada pelo Semma na última sexta-feira (15), um barco gelador registrado como “Meu Deus é Fiel”, cadastrado em Manaquiri (AM), foi flagrado praticando pesca predatória no município de Barcelos (AM).
Na embarcação, foram apreendidos cerca de 400 kg de redes do tipo arrastões e malhadeiras, além de peixes e quelônios que haviam sido capturados com o material ilegal. Os infratores foram autuados por crime ambiental de acordo com a lei federal 9.605, lei estadual 31.151 e lei municipal 557, e receberam multa no valor de R$ 500,00 conforme código Municipal de Meio Ambiente.
Durante a elaboração do boletim de ocorrência, um dos proprietários do referido barco assinou um termo de responsabilidade o qual se compromete a não pescar mais no município.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Gilsimar Raposo, outros dois barcos foram interceptados próximo ao município subindo o Rio Negro em Direção a Área de Proteção Ambiental – APA Mariuá. Como não havia peixes nem redes no interior da embarcação, estes foram liberados após também assinarem um termo de responsabilidade o qual se comprometeram a não pescar no município.
Segundo o secretário, a fiscalização nos rios é realizada toda semana, onde a equipe do Semma passa 2 dois dias em ação. Ele salienta ainda que existem barcos geladores que respeitam as leis do Município e que esses não abatem tucunarés proibidos.
A fiscalização da Semma já apreendeu uma grande quantidade de quelônios que foram soltos perante testemunhas .
Você precisa fazer login para comentar.