A Polícia Militar Ambiental aplicou uma multa no valor de R$ 1.533,40 a um pescador flagrado transportando em seu veículo um peixe da espécie piracanjuba que está na lista de espécies ameaçadas de extinção e sua pesca é proibida no Estado de São Paulo. A autuação ocorreu no município de Paulicéia (SP).
O homem que capturou a espécie no rio Paraná, recebeu o auto de infração ambiental, neste domingo (31), por transportar espécime proveniente da pesca proibida, conforme o previsto na resolução 48/14 (inciso III, do parágrafo 1º, do artigo 36), da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Além disso, o caso foi encaminhado à Polícia Civil e o autuado também vai responder pelo crime ambiental tipificado no artigo 34 da lei 9.605/98, que se refere à pesca proibida.
Segundo a polícia, o exemplar pesou 3,525 Kg e foi doado a um abrigo institucional de crianças e adolescentes localizado em Panorama (SP).
Sobre a Piracanjuba
A piracanjuba adulta chega a medir quase um metro e pesar até 08 kg, mas esses exemplares hoje são raríssimos.
A espécie tem comportamento gregário, para se proteger contra predadores. Cada vez mais rara, a piracanjuba teve a captura proibida nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, por instrução normativa do Ministério do Meio Ambiente.