Conforme divulgado em seu perfil no Facebook, o prefeito de Barcelos (AM), Edson Mendes, compartilhou imagens da perspectiva de como será o novo porto fluvial do município.
A nova configuração segundo o prefeito, terá um complexo turístico com estruturas civil e fluvial, com duas rampas de acesso, uma balsa e nas placas de contenção, argolas para que os ribeirinhos da região possam atracar seus barcos e canoas. O Porto agregará ainda um escritório, salas de reunião, guichês para vendas de passagens, área de conforto para passageiros, com acessibilidade e todas as áreas comuns climatizadas.
O prefeito disse ainda que foi solicitado uma revisão no projeto que pede a inclusão da pavimentação que liga o porto até a escadaria da Igreja Matriz, com calçadas e a construção de seis quiosques, com vista privilegiada pro Rio Negro.
O projeto foi orçado em R$ 14 milhões e assinado pelo Senador Eduardo Braga. A licitação para definir o início da execução das obras está programada para ser realizada no dia 30/04.
O atual porto de Barcelos é uma das estruturas mais criticadas por pescadores esportivos que visitam a região durante a temporada de pesca pela falta de segurança, o excesso de lixo nas margens do rio Negro e a falta de manutenção principalmente da escadaria de leva até a área de embarque.