Pescadores esportivos debatem sobre PL que pede a preservação do tucunaré em SP
Um grupo de pescadores esportivos se reuniu, na manhã dessa quinta-feira (16/5), na Assembleia Legislativa de São Paulo, com o deputado estadual Carlão Pignatari.
Em pauta: o Projeto de Lei N° 614/2018, de autoria do parlamentar, que pede a proteção do tucunaré, estabelecendo cota de abate e consumo local, nos rios e represas do estado, para as espécies tucunaré azul (Cichla piquiti) e tucunaré amarelo (Cichla kelberi).
O prefeito de Paraibuna (SP), Victor de Cássio Miranda, o Vitão, também participou da reunião. Afinal, o município abriga a represa de Paraibuna, um dos destinos mais visitados pelos pescadores esportivos e de grande interesse na preservação da espécie.
O encontro serviu para discutir a abrangência do projeto de lei e garantir apoio de pescadores e prefeituras envolvidas à iniciativa do deputado.
Caso seja aprovado, o projeto prevê que o pescador flagrado desrespeitando as cotas estará sujeito à multa, que varia de R$ 400 a R$ 5.306. Os estabelecimentos comerciais que forem apanhados vendendo tucunaré também poderão sofrer sanções, que podem ir de interdição a perda da licença e registro.
No texto do projeto, Pignatari explica que a lei é importante “para fomentar o turismo e a economia nos municípios e, especialmente, compatibilizar o desenvolvimento econômico social com a proteção da qualidade do meio ambiente e o equilíbrio ecológico”. E vai além: “Reconhece-se o tucunaré, integrante da fauna silvestre local, como um dos animais símbolo da pesca esportiva nacional e mundial e também patrimônio natural”.
Foto: Rodrigo Sgambatti
Você precisa fazer login para comentar.