XII Congresso Nacional de Ecoturismo em Porto Nacional (TO)
Acontece entre os dias 3 e 7 de junho, no município de Porto Nacional (TO), cidade que fica a cerca de 60 km de Palmas (TO), as margens do Rio Tocantins, o XII Congresso Nacional de Ecoturismo “Conecotur” e o VIII Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (EcoUC), considerados os maiores eventos do setor no Brasil.
Com parceria da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), esta será a primeira vez que estes eventos serão realizados no bioma Cerrado.
No evento haverá mesas redondas sobre a relação do ecoturismo com áreas protegidas, espeleologia, pesca esportiva, interação com a fauna silvestre e saúde. Também serão formados grupos de trabalho que discutirão os eixos temáticos:
- Educação e Interpretação Ambiental no Ecoturismo
- Manejo e Conservação dos Recursos Naturais através do Ecoturismo
- Planejamento e Gestão do Ecoturismo
- Envolvimento Comunitário no Ecoturismo
- Ecoturismo e Geoconservação
- Políticas Públicas em Ecoturismo
Segundo a professora doutora Rosane Balsan (UFT), uma das responsáveis pela organização do evento nacional no Tocantins, o XII Conecotur é uma oportunidade única para pesquisadores, profissionais, estudantes e comunidade interessada em debater o tema. “Vale salientar que estamos em um Estado com um dos maiores potenciais de recursos e atrativos turísticos desta modalidade de turismo”, conclui.
Este ano, o Conecotur e o EcoUC pretendem discutir como integrar as Unidades de Conservação a partir de sua viabilidade econômica, priorizando, inicialmente, as que já atraem grande número de visitantes e considerando estratégias de atração de investimentos como o modelo de parceria público-privada (PPP). O tema é relevante para se definir os modelos de gestão nos parques do Brasil, transformando o turismo sustentável em importante fonte de renda para as comunidades da região.
Você precisa fazer login para comentar.