III Fórum Global de Pesca discute presente e futuro do setor pesqueiro
O III Fórum Global de Pesca e Exposição de Frutos do Mar que foi realizado de 10 a 12 de julho de 2019 em São Petersburgo (Rússia), reuniu quase 6 mil pessoas – expoentes da comunidade empresarial, representantes do setor de pesca, diretores de agências setoriais de 38 países e 30 regiões russas.
Compareceram também 20 delegações da Turquia, Indonésia, Bangladesh, Camboja, Namíbia, Coreia do Sul, Japão, Islândia, República da Guiné, Sri Lanka e outros países. O ministro da Agricultura da Rússia, Dmitry Patrushev, deu as boas-vindas aos participantes do Fórum.
Na sessão plenária “Oceano de oportunidades: natureza, economia e pessoas“, Patrushev esteve ao lado de Ilya Shestakov, vice-ministro da Agricultura da Rússia e diretor da Agência Federal de Pesca (Rosrybolovstvo), além de outros ministros e diretores de agências setoriais das principais potências pesqueiras, diretores de grandes organizações de pesca e líderes de regiões russas, para discutir questões e desafios essenciais para a pesca global, além de assuntos econômicos, ambientais e sociais.
Os especialistas trataram de questões específicas nos painéis:
- “Digitalização como ferramenta para a transformação da indústria pesqueira“;
- “Como vender peixe corretamente”;
- “O Ártico e a Antártida: potencial de recursos, proibição ou pesca, elementos de cooperação“;
- “Novos rostos da ciência da pesca. Novas ideias. Novas soluções“;
- “Destravando o potencial da aquicultura na Rússia e no mundo: gestão, recursos, mercados“;
- “O custo da indústria pesqueira: como avaliar a eficiência do uso comercial de um recurso nacional?“;
- “Economia do mercado pesqueiro: pesca, processamento, logística e varejo“;
- “Pesca: a dimensão social como fator de desenvolvimento de territórios.”
Foram assinados acordos importantes: um memorando de entendimento sobre a cooperação nas áreas de pesca e aquicultura entre o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Camboja e a Rosrybolovstvo foi um deles.
Em um espaço de 13.200 m², o evento Exposição de Frutos do Mar reuniu o ciclo completo do complexo pesqueiro e teve participação de 335 empresas, incluindo 151 estrangeiras, com sete estandes nacionais da Noruega, Islândia, Dinamarca, Marrocos, Turquia, China e Espanha. Também contou com 12 estandes conjuntos de regiões russas, além de uma área de negócios intitulada Centro de Varejo para negociações entre fabricantes e redes varejistas.
O Fórum é organizado pela Rosrybolovstvo e operado pela Fundação Roscongress.
Site oficial: fishexpoforum.com
Você precisa fazer login para comentar.