Plano de turismo e pesca no Rio São Francisco em São Gonçalo do Abaeté (MG)
O Plano Setorial da Pesca e Turismo do Bairro Beira Rio no município de São Gonçalo do Abaeté (MG), apoiado pela Nexa, definiu a marca que estampará as campanhas de turismo e da pesca esportiva no Beira Rio. A seleção foi realizada com a participação dos moradores em reunião que aconteceu na sala do Conselho de Segurança Pública do bairro no último dia (04) desse mês.
O gerente geral da unidade da empresa em Três Marias (MG), Warley Pereira, destaca que a comunidade tem tido papel central nesse trabalho de desenvolvimento do turismo na região. “A participação dos moradores vem desde o início. Esse desejo do desenvolvimento em seu bairro é que guiou e marcou todas as etapas, inclusive na construção da marca”, conta o executivo da Nexa.
O Plano Setorial, lançado no final de 2018, faz parte das iniciativas do Projeto de Apoio à Gestão Pública, realizado pelo Instituto Votorantim e Nexa com o objetivo de diversificar e desenvolver a economia, gerando renda e empregos.
Além do mapeamento da cadeia da pesca esportiva na região, o Plano Setorial identificou a oferta turística atual, os atrativos e recursos, os serviços e equipamentos turísticos, o perfil do turista e o mercado potencial do bairro. Nesse processo, também foram levantados dados de regiões rurais em busca de oportunidades e atrações turísticas, como cachoeiras e fazendas.
Participação popular
A marca partiu das palavras-chave “rio, peixe, pesca, fluidez e turismo” para gerar a percepção nos turistas da diversidade dos peixes, fluidez, alegria e conexão com a pesca. No encontro foi pactuado o reforço do Dourado como peixe principal da marca.
Já o mote do turismo no bairro será: “Rio São Francisco. Explore, desfrute, contemple”. Pescadores, empresários e moradores do bairro debateram quatro opções antes de chegar na decisão final. Tarcísio Paiva, dono de uma pousada no bairro, aprovou a disputa. “Quando não há discordância é porque não há participação efetiva. A escolha foi dinâmica, discutimos sobre todas as opções de marcas e por fim elegemos a que mais identificou com o Beira Rio”, afirma.
O pescador Norberto dos Santos, líder comunitário muito conhecido pelos turistas que frequentam o São Francisco, também comemora o lançamento. “Foi muito bom, teve muita participação. Eu acho que o segredo da coisa é a propaganda. A marca tem tudo pra dar certo”, celebra.
Sobre a Nexa
A Nexa é uma produtora de zinco com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e operação de ativos de mineração e metalurgia na América Latina. A empresa possui cinco minas subterrâneas, três localizadas no Peru e duas localizadas no estado de Minas Gerais no Brasil. Duas das minas da Companhia (Cerro Lindo, no Peru, e Vazante, no Brasil), estão entre as 12 maiores minas de zinco do mundo.
Para mais informaçõe, acesse www.nexaresources.com
Você precisa fazer login para comentar.