A cidade de Barcelos (AM) será palco do 1º Torneio Internacional de Pesca Esportiva, realizado no estado do Amazonas nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2020. A competição, que tem a intenção de ser a maior já realizada no estado, foi oficialmente lançado na noite desta quinta-feira (22), em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades e participantes em Manaus (AM).
Conhecida pelo potencial turístico no Amazonas, o município dá a largada em um projeto que pretende tornar Barcelos na capital da pesca esportiva em todo o Brasil. De acordo com a organização, o evento terá mais de R$ 150 mil em premiações como pacotes de pesca e passagens aéreas, além de prêmios em dinheiro de até R$ 15 mil para os primeiros colocados.
“Serão ao menos 240 equipes montadas participando do torneio em fevereiro do ano que vem, entre participantes do Amazonas, de outros estados e até mesmo de outros países, que estarão disputando quem vai conseguir pescar peixes grandes como é o caso do nosso tucunaré”, destacou Carlos Serfaty, diretor da Feamp.
Segundo Carlos, os peixes que forem pescados durante o campeonato serão medidos e imediatamente devolvidos aos rios.
“O procedimento de medição dos peixes pescados será registrado por meio de filmagens feitas pelos smartphones das próprias equipes. Todos os peixes pescados e aferidos serão imediatamente soltos para voltarem ao seu ambiente natural”, explicou o diretor.
Turismo ecológico
Para o prefeito de Barcelos, Edson Mendes, um dos principais objetivos do torneio é o incentivo ao turismo ecológico na região e a preservação do meio ambiente local. “Só é possível realizar um torneio de porte internacional desse tipo se o local dispor de estrutura e de uma grande quantidade de peixes, que por sua vez só estão presentes se os rios forem bem preservados”, comentou
Ainda segundo ele, a competição esportiva coloca Barcelos como um dos centros mundiais da pesca esportiva, posição simbólica que pode surtir diferentes efeitos positivos no município.
“Barcelos sendo o principal polo de pescaria esportiva é fundamental para que que a geração de emprego de renda na cidade aumente. Isso dá mais cidadania para o nosso povo que pode ter orgulho da cidade ser modelo nesse segmento esportivo”, concluiu o prefeito.
Mulheres presentes
A participação feminina também será a marca do 1° Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Barcelos. Entre as equipes que já confirmaram presença no torneio do ano que vem, duas são formadas inteiramente por pescadoras, que também estarão em busca das premiações.
Atrativos
Para o empresário Jorge Manar, que trabalha no ramo da pesca esportiva há quase 20 anos, a escolha de Barcelos como sede do torneio se deu de forma natural.
“A grande quantidade de peixes e a presença maciça do nosso tucunaré nos rios de Barcelos faz toda a diferença para o pescador que quer ter a experiência de pescar um peixe grande, e isso Barcelos tem de sobra”, destacou o empresário.
Além da competição, a Praia Grande, principal de Barcelos, será dotada de estrutura para shows e entretenimento durante o período do torneio. Também está previsto para os moradores a ‘1ª Corrida de Rabetas de Barcelos’, onde os pilotos poderão provar suas habilidades conduzindo pequenas embarcações.
Inscrições
O evento vai acontecer nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2020 e as inscrições podem ser feitas no site da Federação Amazonense de Pesca Esportiva (Feamp), pelo endereço eletrônico www.feamp.com.br e nas lojas de pesca esportiva Sucuri.
Portal A Crítica