Durante fiscalização realizada nesta segunda-feira (27) na rodovia TO-481, entre o assentamento Capão de Coco e a cidade de Dueré (TO), dois homens acabaram presos em flagrante, por fazer o transporte ilegal de 55 kg de pescado, cerca de 500 metros de redes de pesca, arpões, tarrafas e anzóis e por posse ilegal de arma de fogo, uma espingarda calibre 38.
Segundo o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), os homens eram de uma caravana com veículos de placas da cidade de Riacho Santana (BA). O homem de 51 anos que estava com o pescado e o material de pesca predatória estava em um dos veículos. A polícia informou que no carro foram encontrados o pescado em uma caixa de isopor com capacidade de 120 litros, 24 redes de pesca com o total de 427 metros de malha, três tarrafas, quatro arpões e 13 anzóis.
O homem teve que pagar R$ 3.600 reais por infração ambiental, pois, conforme a Portaria nº 106/2019 do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), no período atual a cota é zero para o transporte de pescados, disse a polícia.
Com o outro homem de 59 anos que estava em uma caminhonete, a polícia encontrou uma espingarda calibre 28 com cinco munições intactas. Ele teria informado à polícia que não possuía autorização para o transporte, sendo autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
Os materiais apreendidos foram apresentados na delegacia de Polícia em Gurupi (TO).