A temporada da pesca artesanal da tainha se encerrou nesta quarta-feira (31) com percentual de captura abaixo da expectativa para 2019, segundo o setor. A Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina divulgou que a pesca artesanal capturou 1.157 toneladas desde que a pesca foi liberada em 1° de maio. A expectativa era que a safra ultrapassasse as 2 mil toneladas.
Na avaliação da Federação, apesar dos números finais abaixo da previsão, essa não pode ser considerada uma das piores safras dos últimos anos. Isso porque segundo eles, os peixes se distribuíram por todo o litoral, a assim várias colônias conseguiram fazer sua pesca.
O preço médio do kg da tainha ficou em R$ 10.
Quanto a pesca industrial, o Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região só deve ter o balanço na próxima semana. A safra industrial começou dia 3 de julho após uma decisão da justiça.
Na modalidade desembarcada e não motorizada, a pesca vai de 1º de maio até 31 de dezembro, já a pesca de emalhe costeiro de superfície que não utilize anilhas, até 10 toneladas de Arqueação Bruta (AB), a data autorizada para a captura da tainha vai de 15 de maio até 15 de outubro