O terminal pesqueiro da Feira da Panair em Manaus (AM) foi alvo de ação ambiental durante a manhã desta quinta-feira (12) com a apreensão de quatro toneladas de pescado ilegal. Um homem de 48 anos foi preso pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas durante a ação e confessou que estava comercializando o pescado.
De acordo com o capitão Rozival Batista, os policiais militares realizavam uma fiscalização de rotina na feira, quando avistaram uma embarcação no local, retirando mantas de pirarucu do porão. Em abordagem, a equipe constatou que o homem não tinha a autorização do material.
“A equipe fez a retirada do pescado da embarcação, apreendemos o material, conduzimos o proprietário para a delegacia, onde ele vai responder pelo crime. Em depoimento, o suspeito disse que sabia que estava fazendo pesca ilegal”, informou.
De acordo com a delegada Carla Biaggi, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), o proprietário da embarcação foi autuado em flagrante pelo crime de pesca ilegal, para o qual a pena varia de um a três anos de prisão. Uma fiança foi arbitrada, o suspeito pagou e foi liberado. O homem vai responder pelo crime na Justiça.