Durante ação de combate a crimes ambientais realizada nessa sexta-feira (6) pela quipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) de Linhares (ES), 1.400 metros lineares de rede de emalhar foram apreendidas na lagoa do Testa no município.
Os militares que realizavam o policiamento ambiental embarcado constataram uma rede de emalhar armada irregularmente com 1.200 metros lineares, fechando totalmente o ambiente aquático.
Já em outro ponto da lagoa foi verificada a existência de duas redes amarradas uma a outra, que juntas mediam 200 metros lineares, sendo que uma apresentava malha inferior à permitida por lei e colocadas a uma distância inferior a 100 metros uma da outra.
Por estar em desacordo com o art. 34 da lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) e instrução normativa do IBAMA nº 043/2004, todo material foi apreendido, e os peixes emalhados que ainda estavam vivos foram devolvidos a seu habitat natural.
Nenhum infrator foi identificado, sendo o material encaminhado a 16º Delegacia Regional de Linhares. O BPMA adverte que a pesca com a utilização de redes e tarrafas dentre outros petrechos, só pode ser realizada por pescadores com registro profissional.
Diretoria de Comunicação Social PMES