ICMBio flagra pesca ilegal e captura de quelônios na Reserva Extrativistas do Baixo Juruá (AM) – Portal Pesca Amadora Esportiva ICMBio flagra pesca ilegal e captura de quelônios na Reserva Extrativistas do Baixo Juruá (AM) | ICMBio flagra pesca ilegal e captura de quelônios na Reserva Extrativistas do Baixo Juruá (AM) – Portal Pesca Amadora Esportiva

ICMBio flagra pesca ilegal e captura de quelônios na Reserva Extrativistas do Baixo Juruá (AM)

Entre os dias 17 a 30 de setembro, fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram a operação “Desova” na Reserva Extrativista (Resex) do Baixo Juruá, no estado do Amazonas.

Foram lavrados nove autos de infração, sendo cinco relacionados à pesca irregular de Pirarucu e três voltados à captura ilegal de quelônios e ovos (da espécie Podocnemis).

Ao todo, foram apreendidos e doados pouco mais de uma tonelada de carne de Pirarucu, apreendidos e soltos na natureza 36 quelônios, juntamente com 221 ovos da espécie. O valor total em multas e apreensões foi de R$ 282.00,00.

Além dos agentes de fiscalização do ICMBio, a operação contou com o apoio da Polícia Militar do estado do Amazonas, e também com recursos financeiros do Programa de Áreas Protegidas (ARPA). De acordo com o presidente do ICMBio, Homero Cerqueira, as ações de fiscalização são importantes para coibir as ações ilegais dentro das unidades de conservação, garantindo o cumprimento das leis ambientais e a missão do Instituto.

A fiscalização nesta época do ano é fundamental, pois neste período a Amazônia vive o ciclo das águas, diminuindo o nível dos leitos dos rios e surgindo as praias fluviais, onde os quelônios amazônicos realizam sua desova. A várzea seca, interrompendo temporariamente a conectividade entre os lagos e os rios principais, diminui o volume das águas e as áreas dos ambientes, concentrando as espécies aquáticas. Por isso, a pesca é realizada com mais facilidade e intensidade na região nesta época do ano.

São necessárias ações de fiscalização para evitar que pescadores não autorizados e comerciantes de animais silvestres explorem os recursos ambientais da unidade.

Comunicação ICMBio

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato