Durante fiscalização realizada pela Polícia Militar, um infrator foi flagrado em pose de várias espécies de peixes (tucunaré, jaraqui, pacu, piranha e um cachara) pescado ilegalmente no Rio Araguaia que faz divisa com o estado do Tocantins. O flagrante ocorreu na noite dessa terça-feira (22), no porto municipal de São Félix do Araguaia (MT).
O pescado irregular foi encontrado dentro da embarcação pertencente ao suspeito que também portava diversos materiais de pesca predatória como redes e zagaias. Além de todo o pescado, foi apreendido o material ilegal o barco e o motor.
O infrator foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São Félix do Araguaia (MT) onde as medidas administrativas foram elaboradas e aplicadas.
Piracema
Piracema é o período de reprodução dos peixes. Durante esse período, eles se deslocam até as nascentes dos rios ou até regiões rasas dos mesmos com ervas, para desovar.
O período de defeso da piracema no Estado de Mato Grosso é entre os dias 1 de outubro de 2019 e 31 de janeiro de 2020. A Resolução do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) abrange os rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.