Durante ações pontuais de inteligência, fiscalização e monitoramento realizadas na bacia do rio Paraná nessa quarta-feira(20) por uma equipe do 1° BPAmb – 7a Cia – 1° Pel no período noturno, voltadas a coibir a captura de espécies nativas durante o período de piracema, um indivíduo já conhecido nos meios policiais e contumaz na prática da pesca predatória foi novamente flagrado em ato de pesca ilegal nos termos da Instrução Normativa IBAMA n° 25/2009 (período e local proibido).
O infrator foi flagrado no trecho no rio Mogi Guaçu inserido no Distrito de Cachoeira de Emas em Pirassununga (SP) com 30 Kg de pescado nativo de espécies diversas (cachara, curimbatá e pintado). Sendo que na ocasião do flagrante, ele empreendeu fuga da equipe valendo-se de um veículo já fichado cujo proprietário poderá também ser responsabilizado pelos atos ilegais cometidos pelo meliante.
Devido a fuga, foi procedido cerco policial, bem como foram realizadas diligências que culminaram com a abordagem do indivíduo adentrando em sua residência, sendo assim adotadas todas as providências cabíveis na esfera administrativa e penal nos termos do artigo 36 da Resolução SMA 48/14 e artigo 34 da Lei Federal n° 9605/98. Ele foi autuado em R$ 1.300,00.
1° BPAmb – 7a Cia – 1° Pel