Durante fiscalização realizada nesse sábado (23) pelo Batalhão Ambiental da Força Verde e decorrência da Operação rio Ivaí, uma equipe que realizava patrulhamento a pé em pontos prováveis de prática de pesca predatória, flagrou no interior do rio Ivaí, em uma corredeira abaixo da antiga balsa que liga os municípios de Engenheiro Beltrão (PR) e Ivatuba (PR), um pescador desembarcado efetuado pesca com uso de tarrafa.
A equipe aguardou até que o pescador saísse da água, sendo o mesmo foi abordado as 18h00min, e constatado que ele havia capturado 10,600 KG de peixes da espécime corimbatas. Os peixes e a tarrafa utilizada na pesca ilegal foram apreendidos, sendo dado voz de prisão ao pescador e encaminhado para a delegacia de polícia de Engenheiro Beltrão (PR), para Lavratura do auto de prisão em flagrante delito pelo crime tipificado no artigo da lei federal 9.605/98, cuja pena é de detenção de 01 à 03anos.
O infrator recebeu 02 Auto de Infração, 01 por pesca com uso de petrecho não permitido, e 01 por pescar quantidade superior ao permitido, totalizando o valor de R$ 1,660.
O pescado será destinado para doação conforme preconiza o Artigo 107- III e Artigo 135 do Decreto Federal 6514/08. Já o material ilegal ficou apreendido.
BPAmb – 3Cia/4°Pel – Engenheiro Beltrão