Portaria libera pesca nos rios Ivaí e Piquiri no estado do Paraná
Mais uma Portaria do Instituto Água e Terra (188/2020) que será publicada no diário oficial nessa sexta-feira (26), autoriza a pesca nos rios Ivaí e Piquiri do estado do Paraná, mantendo ainda a restrição nas bacias dos rios Cinzas, Tibagi, Pirapó, Laranjinha, São Francisco Falso e Verdadeiro, Jordão e todos seus afluentes diretos, afetados pela falta de chuva.
Essa já é a segunda liberação realizada pelo Instituto desde que a pesca foi proibida devido a crise hídrica no estado no dia 26 de maio. No dia 10 desse mês, a pesca em represas e lagos já haviam sido liberada para a pesca amadora.
Além de liberar a pesca nos dois rios e represas, a nova Portaria continuou mantendo a restrição nos rios Cinzas, Tibagi, Pirapó, Laranjinha, São Francisco Falso e Verdadeiro, Jordão e todos seus afluentes diretos.
O restabelecimento das atividades pesqueiras estão sendo reavaliadas e só serão liberadas em sua totalidade, quando os rios atingirem a cota hídrica que permita a dispersão de cardumes e navegabilidade.
Quem for flagrado descumprindo o disposto na portaria, estará sujeito as penalidades previstas na Lei Federal N° 9.605/1998, Lei Federal N° 11.959/2009, Decreto Federal N° 6.514/2008 e demais legislações em vigor referentes a atividade pesqueira.
Você precisa fazer login para comentar.