O Comando de Policiamento Ambiental (CPA), flagrou na tarde desse sábado (22), um indivíduo em pleno ato de recolhimento de rede de pesca (material predatório), durante patrulhamento náutico no rio São Francisco, no município de Quirinópolis (GO).
Em uma averiguação ao acampamento do indivíduo, foram encontrados 01 caixa de 160 litros com diversos peixes, além de outras 20 redes de diferentes malhas que mediram aproximadamente 1000 metros.
O infrator já havia capturado 85 exemplares de peixes, compreendendo em oito (08) espécies diferentes que totalizaram 55 kg de pescado, dentre elas destaca-se o Surubim-pintado (Pseudoplatystoma corruscans) constante no anexo II da Lei 13.025/1997, como sendo uma espécie ameaçada, de abate proibido, sendo vedado inclusive o consumo local, na bacia do Paranaíba.
Tendo em vista o caráter delitivo dos fatos, foi dado voz de prisão ao infrator, onde a tipificação penal se enquadra no ART. 34 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Portanto, foi conduzido o autor e todo material de pesca e pescados a Delegacia de Polícia Civil competente para procedimentos cabíveis.
Polícia Militar do Estado de Goiás