O Batalhão Ambiental da Polícia Militar apreendeu 1.694 kg de pescado ilegal na manhã deste domingo (4) na Feira da Panair, na Zona Sul de Manaus (AM). Uma pessoa foi detida e encaminhada para a delegacia.
Além de 1.152 Kg de pirarucu e 542 Kg de tambaqui, a embarcação pesqueira foi apreendida. Segundo o tenente Rozival Batista, a apreensão ocorreu por volta das 10h. “Foi realizada a revista em uma embarcação oriunda de Coari. Logo, foi encontrado, em dois porões da embarcação, pescado do tipo Pirarucu e Tambaqui. Cabe salientar que o Pirarucu já se encontra no defeso. Só é permitido a sua pesca e o transporte com a devida autorização do Ibama”, informou.
Ainda segundo o tenente, o peixe tambaqui, entrou no período de defeso no dia 1° de outubro. A pesca dele somente é permitida após o dia 31° de março.
“Os pescadores que já tem esse tipo de pescado, que estão transportando para Manaus para fazer a venda, tem que declarar no órgão ambiental que possui esse pescado em estoque, para que seja autorizada a venda”, disse.
O produto apreendido foi doado para uma instituição do município. Conforme a polícia, o responsável pelo carregamento foi detido pelo crime de pesca proibida, transporte e armazenamento no período que não está permitido. O caso foi apresentado no 1° Distrito Integrado de Polícia.