Policiamento Ostensivo Náutico, realizado pela Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3° BPAmb, a CiaMar, resultou na localização nesse domingo (17), de uma embarcação pesqueira de grande porte, registrada no Estado do Rio de Janeiro, a qual estava sendo monitorada pelo Programa Nacional de Rastreamento de Embarcação Pesqueira por Satélite – PREPS, com auxílio da Fundação Florestal, que identificou modalidade de pesca diferente da permitida em sua licença.
Na mesma data, a Polícia Militar Ambiental Marítima recebeu denúncias anônimas de que a mesma embarcação realizava pesca na modalidade de cerco em áreas proibidas para pesca.
Imediatamente, os Policiais Militares iniciaram buscas pela região, localizando a referida embarcação pela entrada do Canal do Estuário de Santos (SP), zona de amortecimento do Parque Estadual Xixová-Japuí e após abordagem e atracação em local seguro, foi constatado também após fiscalização documental, que três dos quinze tripulantes a bordo, todos do Estado de Santa Catarina, não possuíam a devida carteira de pescador profissional.
Em vistoria, foi identificado no porão da embarcação, grande quantidade de pescado, inclusive da espécie Caranha, nome cinetífico “Lutjanus cyanopterus”, a qual se encontra em RISCO de EXTINÇÃO, sendo proibida sua pesca, configurando assim CRIME AMBIENTAL
A fiscalização resultou na elaboração de Autos de Infração Ambiental, sendo três por “Pescar sem a licença do órgão ambiental competente” e quinze por “Pescar espécies que devam ser preservadas”, totalizando o valor de R$ 1.765.440,00 em multas.
Foram contabilizados 4.367 quilos de pescado a bordo, sendo 2.027 quilos da espécie Caranha e 2.340 quilos de peixes diversos, os quais foram apreendidos e imediatamente doados a instituições beneficentes da região, devidamente cadastradas, bem como os Fundos Sociais dos municípios da região, beneficiando dezenas de famílias carentes e em situação de risco, fazendo assim o papel social da Instituição Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Na ocasião também foi apreendida a embarcação e uma rede de cerco com 800 metros de comprimento x 45 metros de altura.
A ocorrência que teve início na manhã do dia 17, teve seu término as 14h de hj (18) em uma ação complexa. Ações rápidas como estas colaboram para a preservação do meio ambiente, DENUNCIE pelo telefone (13)3348-4750, sua ajuda é fundamental!
ComSoc da CiaMar