PMA flagra pesca predatória no Rio Dourados em Fátima do Sul (MS)
Policiais Militares Ambientais de Dourados, que trabalham na operação piracema, realizavam fiscalização nessa quinta-feira (21) no rio Dourados, no município de Fátima do Sul (MS), a cerca de 30 km da cidade e encontraram em uma rampa de embarque e desembarque de embarcações do condomínio, duas boias (câmeras de ar de caminhão), duas redes de pesca e um saco plástico contendo 12 peixes da espécie curimbatá, pesando 20 kg. Todo o material estava sendo utilizado em pesca predatória.
Os infratores que praticavam a pesca ilegal empreenderam fuga antes de serem avistados pelos Policiais e abandonaram os petrechos e o pescado capturado ilegalmente. A PMA tentará identificar os pescadores. Se forem localizados responderão por crime ambiental com pena de um a três anos de detenção e ainda serão autuados administrativamente e multados em um valor que vai de R$ 700,00 a R$ 100.000,00 (cem mil).
Trabalhos preventivos dessa natureza são fundamentais, especialmente neste período reprodutivo, pois a retirada desses petrechos evita a depredação dos cardumes. A grande vantagem da fiscalização preventiva é, em princípio, de dissuadir às pessoas da prática de pesca ilegal, ou prender os que insistem em desrespeitar a lei, antes de capturarem grandes quantidades de pescado. No caso em questão, os elementos poderiam depredar cardumes, utilizando-se das redes, que são petrechos com grande capacidade de captura de pescado e, por essa razão, são proibidos no Estado. No entanto, devido a fiscalização fugiram tendo capturado pouco peixe.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS
TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ
Você precisa fazer login para comentar.