Pesca esportiva na modalidade “pesque e solte” está liberado no Rio Paraguai (MS)
Os pescadores amadores estão autorizados à pesca, exclusivamente, no sistema Pesque e Solte, a partir dessa segunda-feira 1° de fevereiro, apenas no leito (calha) do Rio Paraguai. O sistema Pesque e Solte se estende até o dia 28 de fevereiro, quando também termina a Piracema e a pesca volta a ser liberada em todo Estado.
Apesar do período de proibição, turistas procuram o Estado para a atividade amadora, o que evidencia a aprovação do sistema Pesque e Solte e também da cota zero, em prol da reprodução das espécies.
Com a abertura da pesca na modalidade pesque-e-solte no Rio Paraguai, a PMA (Polícia Militar Ambiental) anunciou que já realiza um trabalho estratégico de fiscalização. A medida acompanha a movimentação de barcos de pescadores, que já se deslocam com turistas pela região.
A estratégia, conforme a corporação, envolve o reforço no policiamento nos municípios de Corumbá e Porto Murtinho, dois dos mais visitados por pescadores amadores e esportistas e que ficam às margens do Rio Paraguai ao longo das fronteiras com Bolívia e Paraguai, respectivamente. O Parque Nacional do Pantanal, na divisa com Mato Grosso, também é patrulhado.
A fiscalização conta com o reforço de equipes de Campo Grande e outras subunidades da PMA no Rio Paraguai e outros integrantes da bacia –a autorização do pesque-e-solte vale apenas para o leito do Rio Paraguai. Por isso, desde sábado (30), uma operação já é realizada na foz do Rio Apa, de onde anzóis de galho e espinhéis já foram retirados.
Você precisa fazer login para comentar.