Baleia jubarte morre encalhada com rede de pesca presa na cabeça em Guaratuba (PR)
Uma baleia jubarte morreu encalhada em Guaratuba, no litoral do Paraná, nessa segunda-feira (26), informou o Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Ainda de acordo com o CEM, o animal foi encontrado ainda vivo com uma rede de pesca presa na cabeça e morreu poucos minutos após encalhar. Outras marcas de rede foram encontradas pelo corpo.
De acordo com informações do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a baleia estava na arrebentação possivelmente ainda lutando para retirar a rede que a prendia na cabeça, no entanto, cansada e, provavelmente por conta da maré que vazava com força, o animal encalhou de ventre para cima e morreu rapidamente.
A jubarte era uma fêmea de 8,5 metros, tinha marcas de rede no pedúnculo e lóbulo caudal, além do petrecho de pesca aderido ao longo da cabeça.
Os técnicos do laboratório da UFPR registraram o encalhe. Segundo os pesquisadores, somente por meio de uma investigação mais aprofundada com auxílio de exames complementares laboratoriais será possível identificar a causa de morte da baleia.
Você precisa fazer login para comentar.