O governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido) entregou nesta segunda-feira (6) uma licença ambiental autorizando a empresa Vilanova Amazon Agência De Viagens Ltda, com sede em Campo Largo, no Paraná, operar até junho de 2031. Para o governo, a concessão vai ajudar na “preservação do meio ambiente”, além de “atrair turistas” para o estado.
A licença ambiental foi emitida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) e, segundo o governo, ocorreu “depois de mais de um ano de tratativas”.
“Entregamos hoje essa licença ambiental para essa empresa que trabalha com pesca esportiva no Baixo Rio Branco. Roraima tem a melhor pesca esportiva do mundo e é um setor que emprega muitas pessoas. Trabalhando nesse segmento, elas estão ajudando na preservação do meio ambiente e na manutenção de peixes nos nossos rios, para atrair turistas para o nosso Estado”, disse o governador.
A empresa deve começar operar no mês de outubro. O empreendimento deve oferecer área de acampamento e barco-hotel para os praticantes da pesca esportiva. O empresário dono da agência, Victor Vilanova, afirmou, segundo o estado, que recebeu convite do governador para operar no estado.
“Trabalho há mais de dez anos com pesca esportiva no Amazonas. Recebi o convite do governador Antonio Denarium para investir aqui e, depois de muito tempo fazendo as adequações solicitadas pela Femarh, estamos recebendo a licença. Precisamos cumprir todas as normas e operar de maneira correta, como a lei determina. A região do Baixo Rio Branco tem um potencial grande para desenvolver operações de pesca esportiva. É um cenário maravilhoso, área muito preservada, muito cuidada. Vamos desenvolver esse projeto, alavancar muitos empregos e gerar renda para Roraima”, disse.
O diretor de Licenciamento e Gestão Ambiental da Femarh, Rogério Martins, que assinou a licença, afirmou que é necessário apoio do governo para “proporcionar uma economia viável e forte para os ribeirinhos”.
“A região do Baixo Rio Branco é rica para o ecoturismo, tem uma biodiversidade incrível e é necessário o apoio do Estado para proporcionar uma economia viável e forte para os ribeirinhos. Inclusive, o processo de licenciamento também envolve a participação das comunidades. O turismo precisa ser voltado para a geração de empregos. Há uma grande expectativa. Empreender com responsabilidade ambiental e social é importante”, disse.
Pesca esportiva no Baixo Rio Branco
A temporada de pesca no Baixo Rio Branco, segundo o governo, começa em meados de outubro e vai até fevereiro, quando os rios estão baixos.
“As empresas, hotéis e pousadas que operam na região oferecem pacotes para este período, e uma das melhores surpresas é que a temporada pode se prolongar pelos meses de setembro a março do ano seguinte.”
Além do tucunaré, na região é possível vivenciar a pesca de pirarara ou pirarucu, famosos tambaqui e piranha, barbudo e surubim.
Portal G1 – Globo.com