PMA prende duas pessoas por pesca ilegal na Usina Hidrelétrica de Salto Santiago em Candói (PR)
A Polícia Ambiental prendeu nessa terça-feira (23 ), duas pessoas por pesca ilegal, na represa da Usina Hidrelétrica de Salto Santiago no Rio Iguaçú no município de Candói (PR).
Os infratores foram abordados pelos policiais ambientais durante patrulhamento motorizado na represa e foram presos em flagrante.
Com a dupla a equipe policial apreendeu 50 metros de redes, uma fisga, uma tarrafa e cerca de 20 kg de peixes nativos. Eles também receberam multa no valor de R$ 3.480,00.
PERÍODO DA PIRACEMA
O período de restrição de pesca de espécies nativas no Paraná – a Piracema teve início, no dia 01º de novembro.A determinação deve ser cumprida até 28 de fevereiro de 2022.
São protegidas todas as espécies nativas do Estado, como bagre, dourado, jaú, pintado, lambari, mandi-amarelo, mandi-prata e piracanjuva – pois é durante esse período que a maioria delas se reproduz.
A restrição é orientada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pela Instrução Normativa nº 25/2009, há mais de 10 anos.
Não entram na restrição as espécies consideradas exóticas, que foram introduzidas no meio ambiente pelo homem, como bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, piranha-preta, tilápia, tucunaré e zoiudo, além de híbridos, que são organismos resultantes do cruzamento de duas espécies.
Você precisa fazer login para comentar.